segunda-feira, 1 de julho de 2013

Tarefas domésticas: De quem é a responsabilidade?

Olá....


Hoje eu quero falar de um assunto que divide bastante opinião, eu tenho a minha, mas respeito a de cada um. 

Na verdade tudo que eu pratico hoje, eu já pensava desde menina, talvez por ter visto como as coisas funcionavam na casa dos meus pais, na minha família base e por isso eu seja tão a favor da igualdade, da divisão de tarefas e responsabilidades. 

Na minha família sempre ajudávamos, meu pai cozinhava, minha mãe era sua auxiliar ou vice versa e nós filhos, um colocava a mesa, o outro recolhia roupas do varal, o outro cuidava do cachorro, e a outra varria a casa por exemplo, simples não?

Fonte: Google 

Hoje em dia mulheres e homens trabalham, estudam, as vezes fazem fazem as duas coisas ao mesmo tempo e as mulheres, ainda ganham o #plus na função dona de casa. Algumas gostam dessa última função, outras não, ou não tanto.

Aqui em casa sempre concordamos em divisão de tarefas, na minha opinião é o mais sensato e justo para o bem estar do casal, ninguém se sobrecarrega e tudo flui melhor. #pontopromaridoqueajuda
Desde que casamos, combinamos que eu faço o almoço por exemplo, vou ajeitando a pia, e que ele lava a louça do nosso uso durante a refeição. O mesmo acontece com as roupas, ele estende ou recolhe do varal, e as vezes faz as 2 coisas.

Aqui somos em duas pessoas e concordo que o trabalho é bem menor, menos bagunça pois ainda não tenho filhos, nem visitas por morar tão longe da minha família, por isso, acho que consegui estabelecer melhor essa rotina por aqui.

Mas com uma conversa sincera, acho que em todas as famílias, pequenas ou grandes, é possível encontrar o meio termo.

Tudo deve ser pensado com base na rotina daquela casa, dos compromissos e da rotina familiar,para que ninguém se sinta prejudicado.

Fonte: Google 

Por exemplo, a mulher faz o almoço e o pai ajuda o filho na lição de casa, o filho dependendo da idade pode ajudar a colocar a mesa ou retirar, mesmo que seja levando o guardanapo. Acho importante todos colaborarem,  inclusive filhos meninos.

Cresci pensando que tudo deve ser dividido, e com a nova lei das domésticas mais famílias estão abrindo mão de ter essas ajudantes em casa, contando muitas vezes só com diaristas, e em outros casos a responsabilidade pela organização da casa fica por conta dos próprios moradores. 

Em pleno século 21, não consigo entender homens ou mulheres assumindo funções exclusivas. Por isso sugiro a todos que entendam a posição do outro e colaborem para que ninguém se sinta explorado. 

Claro que a gente mima de vez em quando, faz um agrado e até finge que não viu a meia largada no sofá, mesmo você tendo acabado de limpar a casa e arrumar a sala. Mas colocar pra lavar, me desculpem, ele pode e deve fazer! #maridopachánãoda

A divisão de tarefas garante mais disposição, menos brigas e consequentemente um casal mais disposto a ceder e tolerar pequenos deslizes, que fazem parte de uma relação. 




Na sua casa... Quem faz o que? 

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário