segunda-feira, 29 de julho de 2013

Final de semana não é dia de faxina!!!

Bom dia!!!!

Esse fds eu andei pensando em como otimizar meus dias. Sim, porque parece que trabalho em casa, nunca acaba.

Eu que atualmente sou dona de casa, me irrito quando penso tudo que tenho pra fazer na arrumação de casa.  Imagino a mulherada que trabalha e ainda tem que cuidar da casa. #mulherseculo21
Portanto fiz uma escala aqui em casa de como não sacrificar o meu final de semana e que já é tão curto,nem o do marido com tarefas chatas.

Essas medidas tem facilitado por aqui, minimizam aquela sensação de tudo bagunçado. Veja minha rotina :


 Segunda- Feira: Faça as compras do seu cardápio semanal. As vezes pagamos um pouquinho a mais, mas já compramos a cebola cortada, que é um alivio e super pratica. 
Já deixe a salada lavada, deixe escorrer ou utilize as secadoras para saladas que são ótimas, praticas e conservam mais as folhas. 
Separe em porções que vocês consomem por refeição. Carne ou frango, ja podem ser temperados e aguentam seguramente na geladeira por 2 dias. 






Terça-Feira:  Abra as janelas, deixe o ar circular em sua casa. Isso diminui a chance de surgirem crises e alergias respiratórias pelo acúmulo de germes e microorganismos.
Recolha o lixo dos banheiros.
Lembre-se de jogar cloro no vaso pela manhã, evitando manchas de água parada. #eca
Passe aspirador ou use a boa e velha vassoura para tirar a o pó da casa. Se der tempo, passe um paninho com aqueles produtos cheirosos. #veja 
Dica: Vassoura de dentro de casa, não deve sair ou lavar banheiros.
Para lavar quintal ou varanda escolha outra e deixe exclusiva para essa função. 

Quarta- Feira: Lave as roupas que juntaram nesses 3 primeiros dias. Acredito que essa freqüência de lavagens, para um casal, seja suficiente. Algumas roupas mais delicadas, muitas vezes só precisam de uma passada de água, deixar de molho algumas horinhas com sabão e amaciante posteriormente podem funcionar. Evite deixar as roupas muito tempo no cesto.
Nao deixe a roupa esturricar no varal, isso a deixa seca e dura para passar. Haja braço e paciência depois. 



Quinta- Feira: Abra as janelas, se o tempo estiver firme, deixe assim até a sua volta do trabalho.
Recolha o lixo do banheiro...ninguém merece cestinho transbordando.
Retire lençol da cama e ponha para lavar. Acho que 1x por semana, seja uma boa frequência para troca das roupas de cama. Escolha os dias que não vá lavar toalhas ou roupas mais pesadas.
Se tiver ajudante em casa, oriente-a para deixar o colchão respirar, isso evita ácaros e poeira. Portanto coloque o lençol apenas no final do dia, depois de tirar o pó dos moveis, e chão.

Sexta-Feira: Dia de trocar as toalhas de banho e lavabo. 
Lembre-se de secar as toalhas sob o sol ou secadora. O calor "mata" possíveis germes. A secadora ainda é excelente, pois deixa as toalhas muito macias, não sendo necessário passar depois de secas.  
A lavagem de banheiros também é indicada, afinal, quem não adora tomar banho no banheiro limpinho e cheiroso???


No sábado, use apenas o aspirador ou vassoura em casa e um pano nos móveis e no chão. Claro que essa rotina eu adaptei para meus hábitos, mas tem facilitado minha vida. 
Fazendo tudo aos poucos durante a semana, livramos nosso final de semana e o acúmulo de tarefas. Eu sinceramente, detesto ver a casa bagunçada, e dessa forma consigo ficar mais tranquila e organizar meu dia. 

Espero ter ajudado todas que estão cansadas de dizer: Final de semana tenho que arrumar a casa! 

Beijos...






Nenhum comentário:

Postar um comentário