quarta-feira, 10 de julho de 2013

Higienizando alimentos frescos!!!

Mais um post que escrevi para o blog www.lookbebe.com.br . 

Você ja lavou a fruta de hoje??

Olá mamães…
Você sabe escolher os alimentos que vai servir ai no almoço?
Hoje vou ensinar quais características observar na hora de comprar e como higieniza-los de forma correta!
Na hora de comprar alimentos, prefira sempre os de safra, eles estão mais frescos e normalmente os preços são melhores também.
Evite os vegetais e frutas que estiverem com casca “machucada”, furos, murcho, partes amolecidas, pontos de bolor ou coloração diferente. Essas características indicam que o que alimentos já esta passado, ou com “bichinhos” que contaminarão os alimentos.
Para oferecer uma refeição saudável, os alimentos devem ser bem higienizados, dessa forma evitam-se intoxicações alimentares, vômitos, diarréia entre outros problemas que os alimentos mal higienizados podem oferecer.
Quando for servir frutas, verduras ou legumes, lembre-se de lavar bem em água corrente retirando excessos de terra, folhas queimadas, sujidades ou partes não comestíveis.
Feito isso, coloque as frutas que comemos com casca (maçã, pêra, uva, morango, pêssego, jabuticaba, amora) imersas em solução clorada por 15 minutos. Escorra, lave novamente com água potável e então sirva ao pequeno.
No caso da melancia e abacaxi, por exemplo, a lavagem da casca com água potável e escovinha excluiva para essa finalidade, já é suficiente.
Hoje em dia existem “produtos prontos” para fazer essa limpeza das hortaliças e frutas, vendidos em supermercados ou distribuídas nos postos de saúde.
Siga a orientação de diluição do fabricante.
20130710-085642.jpg
Caso você nao encontre no mercado ou queira um método caseiro e eficaz, pode utilizar a água sanitária de sua casa para fazer essa desinfeccão.
Utilize uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água , deixe por 15-20 minutos, escorra e lave em água corrente novamente e estará pronto para consumir.
Aqui vai um alerta para alguns métodos que ainda são usados na intenção de higienizar os alimentos, mas não funcionam.
Vinagre: Embora seja muito utilizado, o vinagre não higieniza corretamente e com isso a família toda continua exposta aos riscos de uma intoxicação alimentar.
Detergente: Não deve ser utilizado como método de limpeza. O detergente não tem essa finalidade, e ainda pode contaminar seu alimento.
foto 2-4
Quando for comprar ovos, prefira aqueles com a casca íntegra, sem manchas, rachaduras, ou coloração diferente das tonalidades normais, branco e vermelho. Chegando em casa, retire-os das caixinhas de papelão e armazene na geladeira. É importante NÃO lavar o ovo quando for guardar, pois isso retira uma proteção própria que serve de barreira contra a entrada de bactérias e da própria Salmonella.
Na hora de consumir, lave-o primeiro em água corrente e só depois abra-o para utilizar.
Gostaram das dicas???
Qualquer dúvida, estou a disposição.
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário