terça-feira, 25 de junho de 2013

Coça que coça...

Olá....

Você ja sentiu uma coçeira daquelas que não tem fim? A urticária como é conhecida, é capaz de nos enlouquecer, tamanho incomodo que causa.

Fui apresentada a ela, pela primeira vez em Fevereiro e nesse último final de semana, ela deu as caras por aqui novamente!

A urticária nada mais é do que uma reação do seu organismo, a determinada exposição, podendo ser causada por diversos fatores. Não existe prevenção, podendo acometer todas as faixas etárias, inclusive bebês e crianças. As causas mais conhecidas que desencadeiam as reações como coçeira, vermelhidão, descamação de pele, são: 
  • alergia ao tecido da roupa;
  • inseticida;
  • corantes ou conservantes alimentícios
  • estresse;
  • suor;
  • sol ou frio extremo;
  • alimentos como amendoim, ovo, frutos do mar, nozes, castanhas;
  • medicamentos;
  • produtos de limpeza;

Minha primeira "crise" aconteceu em Fevereiro, mas eu não sabia o que era, começou com um incomodo,uma coceira leve, foi ficando bem intensa, com bolinhas vermelhas e inchaço que apareceram nas minhas pernas e antebraços. Inicialmente pensei que era reação de tatame, produtos de limpeza que eu usei em casa. Resolvi tomar banho, passei um pouquinho de soro fisiológico gelado e aparentemente melhorou.

Fonte: Google Imagens

Fui dormir, mas quem disse que eu consegui? Nunca tive problemas de sono, mas esse dia em especial, me fez perder a noite de sono, me coçando, virando de um lado pro outro na cama. As bolinhas aumentaram de quantidade e minhas pernas começaram a levantar caroçinhos brancos, as chamadas pápulas, e incharam. Aí não teve jeito, fui ao médico e constatou-se que era a bendita urticária.

O tratamento é bem tranquilo, pomada, anti alérgico e compressas geladas podem ajudar também. Em casos mais graves, ou de difícil diagnóstico podem ser necessários exames e testes para verificar a causa da alergia. Caso tenha comido alguma coisa diferente nas últimas 48h, lembre-se de avisar o médico, é fundamental para saber a causa do seu problema.
 Sendo contatado que foi o alimento, exclua-o da sua alimentação e assim evitará novos episódios de coceira.
No meu caso eu comi um croissant diferente, na verdade me empanturrei do delicioso pãozinho....e resultou nisso! 

Fonte: Google Imagens

A urticária tem formas de apresentação e no meu caso, foi leve e acometeu somente braços e pernas, mas pode aparecer também nas costas, pés, mãos,rosto e joelho. Caso note vermelhidão na boca, bochechas, coceira ou irritação na garganta, falta de ar ou dificuldade respiratória, consulte o médico o mais rápido possível pois o problema pode se agravar, e em casos mais graves e não tratados, podem levar a morte.


Fonte: Drauzio Varella 
           Wikipedia 

Beijos

Este conteúdo não substitui uma consulta médica. Em caso de dúvidas ou qualquer sintoma, procure um médico.

Um comentário: