segunda-feira, 2 de setembro de 2013

LIPODISTROFIA GINÓIDE, a famosa “celulite”!



Olá meninas...boa tarde!!!

A partir de hoje, contaremos com a colaboração semanal de uma amiga na vida pessoal e grande profissional da Nutrição aqui no blog. A Dra Thais, escreverá semanalmente aqui pra gente e vai trazer assuntos de grande interesse para o "nosso mundo" além de esclarecer as dietas da moda, produtos inovadores, além de atender a sugestão de temas que vocês pedirem.  
Hoje vamos iniciar a sessão com um assunto que é tormento entre as mulheres e reclamação nos consultórios e clínicas. 
Vamos conhecer e aprender a tratar a celulite?

Thaís....super obrigada!!!! 


Considerada uma patologia, a Lipodistrofia Ginóide (LDG) está presente na grande maioria das mulheres a partir da puberdade e acomete cerca de 90 a 95% das mulheres. 

O surgimento da celulite ocorre quando uma alteração do tecido conjuntivo caracterizada por nódulos e depressões subcutâneas aparecem. Essas aparições são decorrentes de fatores como a alimentação inadequada, alto consumo de sódio e gorduras, além do sedentarismo.  

Todos os hábitos citados acima, associados,  provocam uma compressão dos vasos sanguíneos e linfáticos, dificultando a nutrição celular e favorecendo o acúmulo de toxinas celulares que deveriam ser eliminadas através dos vasos linfáticos. 

Os erros acima além de prejudiciais a nossa saúde, podem desencadear em maior grau ou potencializar os furinhos tão indesejáveis dessa velha conhecida no Universo feminino. 

A LDG pode ser classificada em 4 níveis:

  •  GRAU 1 - aquela que é visível apenas com compressão manual ou contração muscular.
  •  GRAU 2 - aparece com compressão leve (sentada, deitada) e com incidência de luz.
  •  GRAU 3 - é aquela que espontaneamente tem aspecto de relevo da pele ou “casca de laranja” e perde a elasticidade e brilho.
  •  GRAU 4 – nódulos bem endurecidos, com dor e vermelhidão local.




Apesar de existirem diversas técnicas terapêuticas utilizadas para o combate e tratamento da celulite, a maior parte deles ainda não tem comprovação científica da sua eficácia. 
Várias opções de tratamentos são comercializadas e somente profissionais sérios poderão fazer uma avaliação criteriosa para escolher o melhor tratamento de acordo com o grau da celulite. Os cremes de prevenção e tratamento são diversos e podem melhorar os resultados se bem escolhidos e associados as técnicas disponíveis. 
 Os tratamentos disponíveis no mercado são variados, sendo os mais conhecidos: Drenagem Linfática, Endermologia, Mesoterapia, Ultra-som e Carboxiterapia. 

A prática de atividade física regular, associada a uma alimentação saudável contribuem positivamente para resultados mais efetivos. Quando praticados desde a infância previnem o problema e minimizam possíveis aparições.  

Para ajuda-las a descobrir onde está o foco do problema e como melhorar os sinais, veja as dicas valiosas que preparamos para vocês. 
  • Evitar alimentos com gordura saturada e gordura trans; biscoitos recheados, snacks e afins
  • Reduzir o consumo de açúcares e alimentos industrializados; refrigerantes, farinha branca e componentes químicos de adição são o grande veneno da alimentação moderna. 
  • Consumir alimentos e sucos antioxidantes; frutas vermelhas como amora, blueberry, cranberry, uva entre outros dessa família, podem auxiliar no tratamento. 
  • Consumir mais alimentos com alto teor de ômega 3; peixes de água fria, como atum e salmão são fonte e ainda colaboram para uma alimentação saudável. 
  • Aumentar a ingestão de fibras alimentares; frutas, verduras e legumes, continuam sendo a melhor fonte. Invista em frutas nos lanches intermediários. 
  • Ingerir água abundantemente. Maior responsável pela "faxina" no nosso organismo e responsável por diversas funções importantes no metabolismo.


Adote uma alimentação saudável, balanceada e variada!

Por: Dra. Thaís Pereira – Nutricionista – CRN3: 29.532
       
Site: http://www.nutrees.com.br

2 comentários:

  1. Oi Letícia, fiquei contente com suas palavras e agradeço o convite para contribuir com seu trabalho tão lindo. Parabéns pela iniciativa amiga!! Sucesso hoje e sempre, você é maravilhosa!! Tenho um recadinho para todas as suas blogueiras: VIVAM A VIDA SEM CELULITE, TENDO DISCIPLINA E QUALIDADE DE VIDA!! Um beijo no coração.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiga....pela colaboração e pelos elogios. Muito bom contar com você aqui também!!! Beijos com carinho

    ResponderExcluir