segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Previna-se do envelhecimento com alimentos antioxidantes!!!

Que a alimentação saudável é indispensável para o bem da nossa saúde, todo mundo sabe. Sabem também, que os nutrientes necessários para a nossa saúde e manutenção de nossas funções vitais estão todos concentrados em frutas, legumes, verduras, carnes, ovos, peixes e óleos vegetais. 
Mas... o que poucos sabem é que eles também colaboram para a prevenção de doenças causadas pela ação dos radicais livres que afetam nosso organismo.





Mas afinal, o que são e quais os danos dos radicais livres no nosso organismo? 

De todo oxigênio que respiramos, partes são aproveitadas para "alimentar" as nossas células e outras, infelizmente, são convertidas em radicais livres. Esses por sua vez, têm forte relação com processos degenerativos e podem danificar nossas células, ocasionando doenças  como o câncer e o envelhecimento (lesão ou morte celular).

Felizmente, possuímos um sistema de defesa formado também por substâncias antioxidantes e essas trabalham fortemente para proteger nosso organismo das ações danosas dos radicais.

Algumas ações  e hábitos nada saudáveis como tabagismo, ingestão regular de álcool, alimentação rica em açúcar e gorduras, contato frequente com poluição, uso de aditivos químicos oriundo de alimentação industrializada, sedentarismo e estresse, podem prejudicar ou minimizar a defesa do sistema imunológico e conhece-los garante que você faça as melhoras escolhas e adaptações para um estilo de vida mais saudável.
Lembre-se que quanto maior o tempo de exposição aos fatores citados acima, maior a quantidade de radicais livres acumulada. 

O resultado desse acúmulo, pode resultar no aparecimento de células cancerígenas. Mas não é só isso. O sistema imunológico fica enfraquecido, o organismo envelhece mais rápido, a pele tende a apresentar manchas ou rugas.
Não se convenceu e acha que o problema se limita a estética? 
Saibam que doenças como catarata, artrite, arteriosclerose, efisemas, AVC, reumatismo, Mal de Alzheimer e Doença de Parkinson também vêm sendo relacionadas à alta quantidade de radicais no organismo.

Alguns antioxidantes podem ser produzidos pelo nosso próprio corpo, enquanto outros devem ser ingeridos através da alimentação.

Vamos conhecer quem são nossos aliados e cuidar a partir de hoje da nossa saúde?


  • Vitamina C 
 Encontrada principalmente nas frutas cítricas e vegetais verdes escuro.

  • Vitamina A
As melhores opções são encontradas na: abóbora, cenoura, brócolis, damasco seco e melão.
  • Vitamina E
Gérmen de trigo, castanhas, gema de ovo, arroz, milho e soja.
  • Isoflavonas
 A principal fonte é a soja.
  • Licopeno 
Principal fonte, tomate.
  • Zinco
Fontes: aves, carnes, cereais integrais, feijões, frutos do mar, leite e nozes.
  • Selênio
Encontrado nas aves, carnes, frutos do mar, fígado bovino e castanha-do-pará.
  • Catequinas
Principal fonte: chá verde 

  • Bioflavonóides 
 Presente nas frutas de cores vermelhas a roxas: morango, blueberry, raspberry e uva.


Espero que todas as dicas ajudem vocês a conhecer a fonte dos problemas e principalmente como evita-los.
A fonte da juventude deve ser sempre uma combinação de alimentação e estilo de vida saudáveis, aliados a alegria e prazer em viver.

Beijos!!!

Por: Dra. Thaís Pereira – Nutricionista – CRN3: 29.532
       
Site: http://www.nutrees.com.br 



Nenhum comentário:

Postar um comentário