segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Quinua....vale a pena conhecer!!!

Olá....boa tarde!

Muito tem se falado sobre alimentação saudável e hoje vamos conhecer um dos alimentos mais completos e nutritivos, a Quinua.




Origem


A Quinua pertence à família Chenopodiaceae, do mesmo modo que o espinafre, beterraba e o mastruz. Suas folhas são fontes de proteína, fibras, minerais e vitaminas. 


Quando novas podem ser consumidas assim como o espinafre, porém, por apresentar quantidade elevada de nitrato a mesma deve passar pelo processo de cocção.


Este alimento é considerado o melhor de origem vegetal pois apresenta alto valor nutricional. 
Todos os seus benefícios, garantiram sua escolha pela Nasa a fim de participar da dieta dos astronautas nos vôos extensos.

Considerações Nutricionais

  • Apresenta quantidade de proteínas e fibras elevada, a Quinua permanece superior aos cereais (arroz, milho, cevada e trigo), porém, abaixo das leguminosas (feijão e soja), deste modo pode ser considerada um pseudocereal.

  • Seus grãos ofertam todos os aminoácidos essenciais (aqueles que devem ser obtidos pela alimentação pois não são produzidos pelo organismo), sendo especialmente ricos em lisina e metionina (pouco encontrado no reino vegetal, este aminoácido essencial é fundamental para o desenvolvimento e crescimento das células), quando combinados com cereais ou leguminosas tornam a dieta mais equilibrada.
  • Sua composição de aminoácidos essenciais confere à planta um elevado valor biológico, comparável somente ao leite e ao ovo. Essas proteínas atuam para um melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares, auxiliam na recuperação de tecidos e células e estimulam a produção de hormônios e enzimas.

  • Fonte de ferro, sua ingestão pode suprir 74% das necessidades, enquanto o sulfato ferroso supri 55%.

  • Sua fração lipidica é superior aos demais cereais, entretanto, é uma rica fonte de ácidos graxos essenciais (linolêico e linolênico, representam 60%), concentração que favorece o consumo do seu óleo por ser mais estável, oxida com menos facilidade.

  • Seu valor calórico faz da quinua um alimento apropriado para áreas altas e épocas mais frias.




Quem pode consumir?

A Quinua é recomendada para indivíduos de todas as faixas etárias.

CRIANCAS:
- Contem lisina: desenvolvimento da inteligência, rapidez de reflexos, memória e aprendizagem.

ADULTOS:
- Seu teor de fibras elevado favorece bom funcionamento intestinal, alem de auxiliar na redução de gorduras e açúcares absorvidos.

VEGETARIANOS:
- Por não consumirem alimentos de origem animal, a Quinua torna-se uma excelente fonte protéica.

PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA / ATLETAS:
- Quantidade elevada de aminoácidos
- Auxilia na recuperação das fibras musculares
- Fácil digestibilidade;
- Concentração reduzida de colesterol e gordura

CELÍACOS:
- Por apresentarem intolerância ao glúten (uma proteína presente no trigo, cevada, centeio, aveia, triticale, malte e painço e em todos os seus derivados, como a farinha, farelos, etc.), a Quinua atua como alternativa de consumo no grupo dos cereais.


Depois de todos os benefícios apresentados, podemos concluir que o alimento apresenta motivos suficientes para fazer parte da dieta de toda família, não é mesmo? 

Invista em salada fria, cozida como substituto do arroz, risotos, salpicada na salada de frutas ou com iogurte. 

O importante é consumir!

Beijos 


Por: Dra. Thaís Pereira – Nutricionista – CRN3: 29.532

       
Site: http://www.nutrees.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário