quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Desconfortos na Gestação: Constipação Intestinal!


Olá...
Hoje volto a colocar meus posts, sim, escrevo também para um blog sobre maternidade. Mais especificamente, sobre Nutrição Materno Infantil.  Ja havia iniciado essa tentativa ha alguns meses atras, mas surgiam outros assuntos e eu deixava passar e essa semana após fazer algumas orientações a uma amiga, resolvi disponibilizar os posts aqui também.
Para quem tiver interesse o blog da Ana- LookBebe www.lookbebe.com.br é o máximo! 
Eu não sou mãe, mas amo ler os posts, ver as fofurices da Bruna e da Clara, que são as filhas dela, entre fatos reais da maternidade que pouca gente conta. Corre lá que a amiga conta!!! 
Bom é isso.....com vocês o lado profissional, da dona de casa e esposa!
Muitas mulheres sofrem com a constipação, também conhecida como prisão de ventre ou intestino preso e para algumas, infelizmente, esse desconforto pode se manifestar durante toda gestação.
As causas são variadas e incluem a crescente concentração de hormônios da gestação (progesterona) e o aumento de volume uterino que pressiona o intestino e consequentemente, diminuem os movimentos peristálticos. 
Uma alimentação saudável, rica em FLV ( frutas, legumes e verduras) com certeza irá auxiliar no bom funcionamento intestinal e minimizará os desconfortos típicos do período.
Para as mulheres que estiverem liberadas pelo médico, a atividade física também auxilia na melhora do quadro. Uma caminhada ou hidroginástica favorecem o trabalho do intestino e contribuem para boa forma da gestante.
Vamos às dicas de hoje?
  • Alimentos crus (legumes e verduras)
Um belo prato de salada, com folhas cruas, rico em fibras, antes da refeição principal irá estimular os movimentos do intestino. Incremente sua salada com sementes como chia, abóbora, gergelim, girassol e linhaça e todos os grãos que fazem bem.

images-1

  •  Integrais (arroz, pães, macarrão)
Substitua a versão original, por versões ricas em fibras, oleaginosas, como os integrais. Confira o rótulo dos pães, a farinha integral deve ser sempre o primeiro item da lista para garantir a procedência e evitar o famoso “comprei gato por lebre”.
Unknown

  • Evite misturas de carboidratos simples.
No dia a dia, invista na alimentação variada, o famoso prato colorido.
Misturas como arroz tradicional, feijão, bife e batata podem ser cruciais para as gestantes que sofrem dos desconfortos da “prisão de ventre”.
Escolha o arroz ou a batata, evite esse tipo de combinação.

images-3
  •   Aumente o consumo de frutas
Dê preferência às frutas com poder “laxativo” natural.
As frutas em geral, são ricas em fibras, algumas quando consumidas com casca ou bagaço como a laranja vão contribuir para recuperar o bom funcionamento intestinal.
Frutas como: ameixa, mamão, laranja, melão, morango são excelentes opções.
Opções como pêra, goiaba, banana e maçã, devem ser consumidas com moderação e de preferência com casca.
Unknown-1

  •  Líquidos…muitos líquidos!
Muitas mamães se preocupam com a alimentação de maneira geral, porém acabam não se atentando para o consumo de líquidos durante a gestação.
Para que a gestante consiga formar o bolo fecal, é de extrema importância o consumo de líquidos com frequencia, de preferência água, sucos ou chás naturais, com pouco ou nenhum açúcar. (Já viram o post sobre os tipos de açucar? Conheça todos e faça sua escolha ).
Para criar ou manter o hábito, tenha sempre em mãos uma garrafinha de água. Se quiser incrementar, rodelas de laranja, ou folhas de hortelã darão um toque especial na sua água.
Para ajuda-las nesse período, separei duas receitinhas naturais que podem ajuda-las e para quem gostar, incluir na alimentação diária pode ser um alivio para enfrentar os 9 meses mais lindos do mundo!

Suco laxativo
Ameixa seca
Muitas pessoas conhecem, mas não tem o hábito de consumir a famosa ameixa seca (aquela comprada a granel em lojas de produtos naturais ou até a enlatada).
A boa notícia é que a água da ameixa pode ajudar bastante seu intestino preguiçoso, sem causar desconfortos secundários (diarréias ou cólicas intestinais).
Antes de dormir, coloque 4-5 ameixas em um copo e preencha-o com água. Na manhã seguinte, tome a água de preferência em jejum. As ameixas podem ser consumidas em seguidas, ou utilizadas em sucos.
Suco laxativo natural
A combinação perfeita entre sabor e qualidade para seu intestino, numa receita saudável e natural.
Bata no liqüidificador 1/4 mamão papaya + Suco de 2 laranjas + 3 ameixa secas. Se preferir, adicione um pouco de água. Tome sem coar.
Mamães, por hoje é só!
Beijos e até semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário