A TPM todos nós já conheçemos, mas o que poucas pessoas sabem é que existem quatro tipos diferentes de manifestações.
O tratamento para TPM deve levar em conta os sintomas que cada mulher apresenta. Para isso é importante que a mulher se atente as mudanças que ocorrem no período que antecede a menstruação e anota-los.
Cada corpo reage e apresenta determinados sinais que devem ser levados em consideração Na próxima consulta, comunique ao seu Ginecologista e discuta com ele o melhor tratamento.
Para te ajudar a descobrir qual tipo de TPM você tem e facilitar a conversa com seu médico, veja os sintomas abaixo e anote tudo para a próxima consulta.
Tipo A
Sinais: ansiedade, nervosismo, variação de humor e irritabilidade. É o tipo mais freqüente e abrange 65-75% das mulheres.
Como melhorar os sintomas: Alimentos fonte de vitamina B são benéficos e ajudam muito no tratamento. Escolha itens como pão integral, atum, soja, banana e batata. Esses alimentos produzem serotonina, o hormônio responsável pelo bem-estar e consequentemente melhora do humor.
Exercícios como a meditação, alongamento e ioga podem proporcionar o relaxamento corporal e diminuição das tensões decorrentes desse tipo.
O que evitar: Álcool, café, chocolate, laticínios e refrigerantes a base de cafeína.
Tipo C
Sinais: Dor de cabeça, vontade incontrolável de doces, fadiga e tontura.
Como melhorar: Uma alimentação rica em carboidratos complexos, integrais e proteínas magras podem ajudar a melhorar os sintomas.
Frutas secas e castanhas ou nozes também podem auxiliar os desconfortos. Exercícios aquáticos como hidroginastica e natação podem favorecer o bem estar do período.
O que evitar: Alimentos doces, álcool, chocolates,frituras, corantes e molhos artificiais.
Tipo D
Sinais: O estado depressivo é bastante predominante, seguido de insônia, ansiedade e crises de choro e melancolia.
Como melhorar os sintomas: Nesse caso, a cafeína por sua ação estimulante pode amenizar e até mesmo resolver a situação. Investir em vegetais de cor verde escuro e folhosos.Uma fileira de chocolate, de preferencia meio amargo podem solucionar o período de melancolia e colaboram para a melhora do quadro depressivo.
Exercícios mais "brutos" como capoeira, judô e artes marciais podem estimular o corpo e a mente.
O que evitar: Bebidas alcoólicas, laticínios e frios "gordos".
Tipo H
Sinais: Inchaço decorrente da retenção hídrica e seios doloridos são os maiores e mais claros sintomas.
Como melhorar os sintomas: Frutas e alimentos ricos em água e com potencial diurético. Melão, melancia, abacaxi, salsinha, pepino e alcachofra são ótimos. Bebidas como água de coco e chás naturais são ótimos aliados para reduzir os incômodos.
Os exercícios aquáticos são aliados ao tratamento, promovem bem estar e relaxamento do corpo todo.
O que evitar: Alimentos embutidos, industrializados, frios e laticínios gordos.
Identificar seu tipo de TPM é a melhor forma de tratar os indesejáveis sintomas e garantir sua qualidade de vida. Os sintomas geralmente se manifestam com maior intensidade nas mulheres que apresentam outros conflitos pendentes.
Resolver as questões pessoais e tudo que está te deixando infeliz é o primeiro passo para começar a viver melhor e encarar com mais calma e tranquilidade esse período de TPM que já é tenso por natureza.
Beijos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário