quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Seletividade Alimentar Infantil: quando e porque ocorre?

Olá mamães...

Apesar do blog ser direcionado as mulheres, as quartas-feiras, abro uma excessão para falar da Nutrição dos pequenos e das mamães. 

No post de hoje vamos conversar sobre a escolha alimentar dos pequenos na hora das refeições?
Muitas mamães costumam queixar-se da alimentação dos filhos por volta dos 2-3 anos da criança, mas o que acontece com os pequenos na hora da alimentação.  



As reclamações vão desde a quantidade que eles comem, local que querem comer, com quem querem comer e principalmente o que querem comer!
Conforme já conversamos em outras ocasiões, os pais devem sempre estimular hábitos alimentares saudáveis, porém a quantidade a ser ingerida, cabe aos pequenos decidirem.
A seletividade alimentar é um processo que a maioria das crianças reproduz e coincide com o amadurecimento das crianças, maior exposição ao convívio social e suas modificações, e algumas vezes, como resposta a um provável desconforto que determinado alimento pode causar no organismo.
Para entender melhor essa questão,  e as variáveis que englobam a seletividade alimentar/ recusa alimentar  e as formas como podem se manifestar nos pequenos, ajudando a entender quando é hora de realmente se preocupar.
  • Seletividade Verdadeira ou Anorexia Verdadeira
As crianças desse grupo costumam apresentar dificuldade em se alimentar de maneira espontânea. É a criança que efetivamente, come pouco.
Crianças desse grupo também tendem a somatizar agentes externos(discussões familiares, mudança de rotina, nascimentos e perdas familiares) a fatores orgânicos/patológicos como infeções respiratórias, doenças do sistema nervoso central e desarranjos intestinais (diarréia, vômitos, refluxo, obstipação intestinal, intolerância e alergia alimentar).
É válido lembrar que algumas crianças amamentadas ao seio materno, quando desmamadas de maneira abrupta podem apresentar esse comportamento, como forma de demonstrar sua insegurança, descontentamento e tristeza, frente a perda sofrida.
A última série de características das crianças desse grupo, está relacionada a alimentação de rotina. Essas crianças podem se recusar a comer, quando observam o mesmo cardápio todos os dias, mesmos sabores e a consistência predominante das refeições (carne cozida, legumes cozido, frango cozido, peixe ao molho...etc).
Afinal, o mesmo alimento, mesmo tempero e mesma consistência repetidamente, nos enjoam, porque com os pequenos seria diferente não é mesmo???
  • Anorexia fisiológica
É evidenciada por volta dos 6-12 meses, podendo durar até o 5 ano de vida. As crianças de maneira geral, tem uma desaceleração no crescimento ao final do primeiro ano de vida e por isso, uma diminuição NORMAL de apetite é esperada. Falamos sobre o pico de crescimento após o primeiro ano de vida aqui
Porém, papai e mamãe, preocupados, não entendem essas alterações e queixam-se com freqüência da quantidade de comida ingerida.
Um grande diferencial e característica positiva desse grupo, está relacionado a boa saúde dos pequenos que não tem nenhum problema relacionado a crescimento, e desenvolvimento de maneira global.
Pelo contrário, apresentam saúde e disposição nota 10!
images-4
  • Seletividade Alimentar ou Anorexia seletiva
Caracteriza a criança que recusa parcial ou totalmente determinado tipo de alimento. As crianças desse grupo são saudáveis, tornando o diagnóstico um pouco impreciso e difícil, visto que quem refere a alimentação insuficiente dos pequenos, é na maioria das vezes as mães.
Normalmente as crianças desse grupo,  repelem alimentos como frutas, verduras e legumes.  Algumas ainda, podem ter aversão a determinada cor e repelem a todo custo, por exemplo, alimentos verde. Ou seja...hortaliça nenhuma, entra no prato!
E aí mamães....paciencia!!!
  • Pseudo- anorexia
É uma queixa comum nos consultórios pediátricos, mas não deve ser relacionada a grandes problemas.
As crianças desse grupo normalmente recusam determinado alimento, estando a negativa de se alimentar diretamente relacionado a desconfortos que determinado alimento causa frente a uma dor de dente, presença de aftas, dificuldade de deglutição ou outras condições que possam provocar dor e ou dificuldade de deglutir.
Após conhecermos os diferentes tipos de "seletivos" que temos em casa, fica mais fácil manter a calma quando alguma recusa alimentar se manifesta.

Em todo caso, um acompanhamento de rotina, um profissional qualificado e interessado no bem estar da criança e não apenas no peso, serão a chave de um diagnóstico certeiro e um tratamento adequado.

Seja ele, das mamães aflitas ou dos pequenos que fazem greve de fome, com ou sem motivos!

Gostaram???

Por hoje é isso....

Esse e outros textos que escrevo sobre Nutrição dos pequenos, vocês podem encontrar no site: www.lookbebe.com.br 

Beijos

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Nosso Amor: Pedro e Sandra

Olá....Como vocês estão???

A temida segunda feira chegou gente!!!! 

E hoje parece que está tudo mais lento ainda, afinal, depois de um feriado, de muitas encontros familiares, descanso e preguiça, começar a semana parece difícil né?!!? 

Para acabar com esse problema, vou iniciar minha semana aqui no blog, no mesmo clima legal, e cheio de amor.

Então hoje trouxe uma história muito legal,  vinda la de Portugal!!!! 

Vamos conhecer, esse casal??? Ora pois....rs



Nome do casal: Pedro Alexandre e Sandra

Idade: 34 anos (ambos) 

Local de Nascimento: Portugal

Data do casamento: 16/07/2005

 1-Como se conheceram? 

Ja nos conhecíamos desde a época de escola, mas também sempre moramos perto um do outro. O Pedro cantava com um grupo de amigos num bar perto de nossa casa e um dia convidou-me para ir vê-lo tocar. 
Eu demorei um pouco até finalmente ir ver a apresentação, mas depois, todos os finais de semana, estava lá assistindo! 

2- Há quanto tempo estão juntos? 

Estamos juntos ha 12 anos. Porém depois de 2 meses de namoro, Pedro teve que viajar e morar em outra cidade devido ao trabalho dele, então ficamos ha 300 km de distancia. E mesmo assim, nosso amor cresceu e já estamos ha 8 anos casados. 

3- Como veio o pedido de casamento? 

Para ser bem sincera, uma das primeiras coisas que Pedro disse-me quando começamos a namorar, era que não queria, nem nunca tinha pensado em se casar (dizia ele...). Mas o tempo veio mostrar-nos que os sentimentos crescem e que nossas "certezas" muitas vezes, podem mudar. 
Passado mais ou menos dois anos e meio, Pedro convidou-me para irmos a um espetáculo e no meio do jantar ofereceu-me um anel de noivado.

  4- O que mais gosta nele? 

É muito fácil gostar do Pedro, ele é um amigo que todos gostariam de ter. Eu em especial, posso dizer que ele é carinhoso, honesto, legal e muito, muito meu amigo!

5- Quais as maiores dificuldades de uma relação? Ja passaram por algum momento de superação? 

Acho que a maior dificuldade de uma relação é o ciúme. Claro que uma boa dose de ciúme é sempre boa, sinal de que a pessoa que está ao nosso lado não nos é indiferente, mas quando é demais, estraga. Eu posso dizer que nunca tive uma briga séria com o Pedro, alguns casais amigos nossos que por vezes têm discussões sérias, e conversando sobre isso, chegamos a conclusão que somos abençoados. 

6- Qual o segredo de uma relação feliz?

Não sei qual o segredo de uma relação feliz, o que posso dizer, é que na minha com certeza é o cultivo diário do amor. Acredito que rega-la diariamente com gotas de confiança, carinho, amizade e doses extras de compreensão. 

 7- O que diria para um casal que está iniciando a vida a dois...   

Diria que todos nós pensamos de maneiras diferentes, mas que através da conversa e da compreensão todo casal consegue percorrer um caminho junto. 

Deixe aqui uma mensagem para ele... 

A mensagem que vou deixar aqui, é o que lhe digo diariamente: 
Pedro, obrigada por seres quem és, por me teres dado os 2 tesouros mais importantes da minha vida, que são nossos filhos Alexandre e Rafael. 
Obrigada também por seres um pai maravilhoso e principalmente por seres o marido que sempre sonhei. 
Amo-te de paixão!!!
Beijos doces...  


Sandra...amei conhecer um pouquinho mais a história de vocês! Obrigada pela participação!!!

Quer participar? Mandei um email para casamentoimperfeito@gmail.com e conte sua história! 

Beijos e uma ótima semana a todos  

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Nosso Amor: Marcelo e Flavia

Oi gente...

Mais uma semana que passou, e eu na correria não consegui dedicar o tempo que eu queria ao blog.

Estou tentando me organizar para postar com mais freqüência, aliás, aí está um grande defeito meu, sou desorganizada e acabo sempre correndo com o que não deveria. 

Mas as segundas-feiras, confesso que não abro mão, me esforço para estar aqui e trazer histórias lindas e dividir com vocês tanto AMOR que recebo pelos emails.

Hoje vamos conhecer mais um casal lindo...e vou confessar que amei ver a ansiedade dela em participar do blog e declarar todo amor e carinho para ele.

Vamos la??? 


Nome do Casal: Flavia e Marcelo
Idade: 35 anos (ambos) 
Local de Nascimento: São Paulo
Data do casamento: 24/08/2002



1-      Como se conheceram? 

Nos conhecemos desde de criança, nossos pais tinham apartamento no mesmo prédio la na Praia Grande (litoral Paulista) e sempre fomos muito próximos, porem começamos a namorar somente em março de 1997.

2-      Ha quanto tempo estão juntos?

Namoramos por 5 anos e estamos casados há 11 anos. Total de 16 anos
            
3-      Como veio o pedido de casamento? 

Não houve um pedido formal, as coisas foram acontecendo. No ano de 2000 ficamos noivos e em agosto de 2002 nos casamos.

4-      O que mais gosta nele? 

O caráter. 
Marcelo é uma pessoa justa e amiga. Muito carinhoso e preocupado com o meu bem estar e da Giovana (nossa filha).

5-      Quais as maiores dificuldades de uma relação? Ja passaram por algum momento de superação? 

Em 2009 o Marcelo mudou de emprego e a empresa é de Uberlândia, com isso ele saia de casa toda segunda-feira as 05h00 e só voltava na sexta-feira a noite. 
Foram 2 anos nesta vida, a Giovana ainda muito pequena, sentia muito a falta do pai e eu também, pois não tínhamos mais a rotina de um casal. 
Em 2011 ele recebeu a proposta para se mudar para Uberlândia com a família e assim foi feito. Estamos já há 2 anos nesta Cidade que nos recebeu tão bem, a adaptação foi tranqüila e hoje a convivência e a cumplicidade fortaleceram ainda mais a nossa relação.

6-      Qual o segredo de uma relação feliz? 

Confiança!
 Para que uma relação seja saudável é primordial que exista cumplicidade. É importante saber a hora de ceder, o momento de apoiar e o momento de recuar.
Tem uma frase que eu ouvi, não sei a autoria, mas que diz o seguinte...”Nos momentos que eu menos merecer será quando eu mais vou precisar do seu apoio, afeto e compreensão.” 
E eu acho que é bem por ai mesmo...

7-      O que diria para um casal que está iniciando a vida a dois... 

Sejam sinceros um com o outro SEMPRE
Não deixem que fatores externos (família, amigos) interfiram na relação de vocês. Vocês estão formando uma nova família e precisam se apoiar e respeitar os sonhos e desejos  de cada um.

Deixe aqui uma mensagem para ele... 

Marcelo, você sabe o quanto eu te amo, conviver com você me faz crescer a cada dia. Quero envelhecer ao seu lado, você é o que tenho de melhor na vida! 



Lindos não??? 

Eu amo ver casais assim, reais. Que recebem as dificuldades da vida e procuram caminhos para solucionar. 
É especial ver que tanta gente luta e está firme na direção de manter a família unida e esse casal nos mostrou isso.

Fla, muito obrigada por dividir sua história conosco!!!

Gostaram? 

Se quiser participar, mande um email para: casamentoimperfeito@gmail.com, vou adorar publicar sua história aqui também!!!

Beijos e boa semana a todos



segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Nosso Amor: Kleber e Lucia

Olá.....
Hoje é dia de depoimento, daqueles lindos, cheios de emoção e carinho em cada linha escrita.
Vem conhecer esse lindo casal que está na caminhada há 17 anos, com dois filhos lindos e disposição pra mais 30 anos!!! 

Nome do Casal: Kleber e Lúcia
Idade: 37 e 36 anos
Local de Nascimento: Registro/SP e Assaí/PR
Data do casamento: 28/09/1996 



1-      Como se conheceram? 

Nos conhecemos há 19 anos, no dia 30/10/94 em uma saída de casais. O Kleber era amigo do namorado da minha sobrinha e saiu para ficar com a amiga da minha sobrinha. Eu, como uma tia legal, fui, mas para minha sobrinha poder ir, chegando lá nos interessamos um pelo outro, mas como a menina que era para ele ficar também se interessou, ele acabou ficando com ela. 
Na volta pedi para o namorado da minha sobrinha arrumar um encontro e no dia 02/11/1994 começamos a namorar.

2-      Ha quanto tempo estão juntos? 
19 anos

3-      Como veio o pedido de casamento?

Em junho de 1996 fiquei gravida da nossa filha Nathália, ele queria ficar junto mas cada um em sua casa, eu disse que assim nao e então decidimos nos casar.

4-      O que mais gosta nele?

A amizade, cumplicidade e o carinho que ele tem comigo e com nossos filhos. 

5-      Quais as maiores dificuldades de uma relação? Ja passaram por algum momento de superação?

Pra mim a maior dificuldade foi a imaturidade dele quanto ao casamento. Para dizer a verdade os 4 primeiros anos foram muito difíceis pois ele queria continuar a viver como solteiro e essa foi a nossa maior superação. Já estávamos a ponto de nos separar, ele já havia falado muitas vezes, e eu todas as vezes implorava, ele acabava ficando. Mas aquilo não era o que eu queria para nossa família e um dia resolvemos frequentar uma igreja evangélica e tudo mudou. Ele se tornou o marido que nunca havia sido, companheiro, carinhoso, um pai dedicado, tudo aquilo que sempre sonhei.

6-      Qual o segredo de uma relação feliz?

Paciência, saber ceder, e convidar Deus para fazer parte da nossa relação, orar e caminhar juntos.
Tem um versículo na bíblia que diz que um cordão de três dobras não se quebra facilmente, pois a terceira dobra é Jesus.

7-      O que diria para um casal que está iniciando a vida a dois...  

 Convidem Jesus para fazer parte da sua relação, e tenham muita paciência,sempre!  Cada um tem um jeito, foi criado de uma maneira, com educações diferentes e isso tem que ser respeitado. 
Em uma relação, alguém sempre tem que ceder, não é fácil, mas se não for assim, vocês viverão sempre em guerra.

Deixe aqui uma mensagem para ele... 

Kleber,
Obrigada pela família linda que construímos juntos. Sempre acreditei no nosso amor e no marido maravilhoso que você se tornou. Obrigada por se esforçar todos os dias por mim e pela nossa família. 
Sou muito feliz por ter você ao meu lado. Te Amo! 



É isso....bjs pra todos!!!

Gostaram da história de hoje, eu, pra variar....adorei!!! rs

Quer participar? 
Mande um email para casamentoimperfeito@gmail.com e conte sua história! 

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O novo padrão de beleza não. No meu corpo, mando EU!


Olá....

Na contramão das revistas de moda e beleza, hoje faço um protesto contra essa ditadura horrorosa com o corpo, principalmente o feminino.

Eu me pego pensando, e as vezes acho que ainda vou enlouquecer com essas novidades do mundo moderno, com os novos padrões de beleza estabelecidos. 




Não posso negar que a profissão que escolhi, Nutrição, me ensinou muito. Mas me ensinou que acima de qualquer coisa, devemos respeitar as pessoas, seu biótipo, seus hábitos, preferências, crenças, enfim, sua individualidade.

Diariamente somos bombardeadas com corpos esculturais, celulite zero, flacidez não pode em hipótese alguma, dobrinhas também não. A moda agora é barriga negativa, dietas maravilhosas e fantásticas  e o infeliz do "whey" de domingo a domingo, 24 horas por dia. 

Além é claro, de olhares maldosos, comentários ignorantes e piadas infelizes sobre corpo e peso. 

Tenho visto também mulheres no pós parto imediato, se cobrando por barriga chapada, jeans 36, e muita infelicidade, tristeza e melancolia com eventuais quilinhos residuais de uma gestação, que mal terminou. Isso me enlouquece!!!

E com tudo isso, eu gostaria de deixar bem claro que esse "padrão de beleza tamanho 36 Brasil", não me agrada!


Não me satisfaz e muito me irrita quando vejo que num País com tanta mistura étnica, vejo manequins do 34-40! 


Quem disse que só mulheres de 50 quilos podem usar vestidos curtos? Cade os demais números?? 




Mulher não tem direito de ter um pouco mais de curvas não??

Tem sim!!! 

Mulher tem direito de ter corpo que quiser, claro que respeitando sua saúde. Sempre gosto de frisar que é nosso direito, fazer com nosso corpo o que quisermos e não me condiciono a moda, não sigo a tendência de corpo escultural com o desjejum super saudável composto de: copo de água morna e limão pela manhã! 

Eu mesma, já quis tanto vestir 36, mas cheguei a conclusão que só se eu cortar uma das pernas, caso contrário continuarei com as curvas entre o 40 e o 42 e estou muito bem obrigada! 

Na ânsia desse "corpo da moda", vejo cada vez mais como crianças e adolescentes meninas são bombardeadas com informações sobre a ditadura da beleza e crescem se sentindo feias, gordas, despertando ainda na infância, problemas sérios como bulimia e anorexia. 


Minhas celulites, existem sim, estão aqui e vez ou outra se mostram para mim, mas fazer o que?



Parar de comer, fazer a dieta da sopa, da proteína, morrer de vergonha do meu corpo que é saudável, desempenha todas as suas funções por pura estética e ditadura da magreza exagerada ?!?



Tô fora!!! 

Achei legal partilhar com vocês essa minha opinião, meu protesto contra essa ditadura da magreza e pedir para quem se priva de comer gostosuras, passa horas e mais horas em jejum, que não estraguem sua saúde em prol de um padrão de beleza infundado que nos foi imposto. 

Eu como tudo que tenho vontade, sempre que tenho vontade ( claro que eu manero, não posso comer a panela inteira de brigadeiro) pois não quero quero ficar brigada com o espelho...rs mas como, e é brigadeiro, não é o "falso brigadeiro de whey". Queria muito ser mais ativa, mas ainda não sou, mas esse é mais um projeto, uma hora sai.


Sempre prezo sempre pela minha saúde, e assim continuarei fazendo, inclusive minha saúde emocional, aquela que me diz diariamente: Meu corpo não resume meu caráter, minha capacidade intelectual ou qualquer outra coisa sobre mim! 

Ha algum tempo atrás o sabonete Dove fez uma homenagem as mulheres, uma propagando real. Feita com mulheres e seus corpos, nada de photoshop, nada de padrão 36, cabelo liso e olhos claros! Amei a iniciativa....vocês lembram?  





Eu confesso que acho lindo as gordinhas que estão com tudo em cima, alto astral, bom humor, saúde e disposição que muitas magricelas não encaram de jeito algum!!! rs 

Final de semana chegou.... Aproveitem com suas famílias, curtam as comidas deliciosas que são servidas sempre na companhia de pessoas legais e permitam-se, tudo sem exageros é permitido!



Ultimamente, resolvi adotar o lema de aproveitar o dia de hoje, afinal....o dia de amanhã, a Deus pertence!!!


Beijos a todas e um ótimo fds